O que são notas melódicas?

Notas melódicas são aquelas que não pertencem ao acorde. Existem diversos tipos de notas melódicas, tais como nota de passagem, bordadura e suspensão. Cada tipo de nota melódica tem uma característica especial de construção.

Por exemplo, a figura abaixo contém um acorde de dó maior, formado pelas notas da tríade Dó-Mi-Sol. A segunda nota do soprano (Ré), entretanto, não pertence a esse acorde. Essa é uma nota melódica do tipo “nota de passagem”.

Nota de passagem

Uma nota melódica é precedida por uma preparação e sucedida por uma resolução. Essas notas vizinhas à nota melódica necessariamente devem ser notas pertencentes ao acordes1.

A diferença entre as notas melódicas é exatamente o seu comportamento quanto a preparação e resolução. Este comportamento está sumarizado na tabela e imagem seguintes.

Tipos de notas melódicas

Nome da nota melódica Preparação Resolução
Nota de passagem (P) grau conjunto grau conjunto na mesma direção
Bordadura (B) grau conjunto grau conjunto da direção oposta
Suspensão (S) mesma nota grau conjunto descendente
Ritardo (R) mesma nota grau conjunto ascendente
Apojatura (Ap) salto grau conjunto
Escapada (E) grau conjunto salto de terça na direção oposta
Antecipação (Ant) salto ou grau conjunto mesma nota
Dupla bordadura (DB) grau conjunto grau conjunto2
Ponto pedal (PP) mesma nota mesma nota
Tipos de notas melódicas

A compreensão das características das notas melódicas é fundamental para a compreensão da harmonia implícita de uma melodia. Para o instrumentista e regente, é útil para definir a interpretação, ajudando a identificar quais notas destacar e quais esconder. Para o compositor e arranjador, é importante por estabelecer pontos estruturais no processo de harmonização.

Em breve, teremos novos posts sobre cada nota melódica. Parte deste texto foi publicado originalmente no Resposta Tonal.

Referências

Recomendo duas referências bibliográficas para esse assunto:

  1. Kennan, Kent Wheeler. 1999. Counterpoint: based on eighteenth-century practice. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
  2. Kostka, Stefan M., Dorothy Payne, and Byron Almén. 2017. Tonal Harmony: With an Introduction to Post-Tonal Music. 8th ed. New York: McGraw-Hill Education.

  1. Diversas notas de passagem podem ser concatenadas. Vide terceiro exemplo da figura. ↩︎

  2. A dupla bordadura envolve duas notas melódicas sucessivas, como duas bordaduras em direções opostas. ↩︎

Marcos Sampaio
Marcos Sampaio
Professor de Teoria e Composição Musical

Meus interesses de pesquisa incluem Musicologia Computacional, Contornos melódicos, Teoria Musical e Joseph Haydn.

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