A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões

Resumo

Este trabalho procura abordar três aspectos importantes que contribuíram para a composição da peça para orquestra de violões Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, um dos produtos de uma pesquisa em andamento sobre a comprovisação e suas possíveis interrelações com a composicionalidade. Tais aspectos são - o uso da comprovisação, contornos a partir de uma paisagem fotografada e a polimicrotonalidade. Intenta-se mostrar aqui a articulação de tais aspectos no planejamento compositivo. Trata- se de uma peça que se baseia na fotografia de uma região que é um trecho das dunas do Abaeté no bairro de Stella Maris em Salvador e que, em sua experimentação sonoro- compositiva, busca trabalhar scordaturas diferentes em cada naipe ressaltando tanto a determinação da notação, quanto a indeterminação a partir de gráficos. A exploração da comprovisação se deu a partir da noção de “perspectiva da notação” trazida pelo compositor Sandeep Bhagwati, buscando trabalhar aberturas de interpretação improvisativas no âmbito da notação escrita. Na teoria dos contornos, a partir da fotografia da paisagem feita em panorâmica, houve a extração dos contornos nas alturas e nas rítmicas de modo a dividir a peça em duas partes, e tendo preferência pelas operações de translação e redução. E na polimicrotonalidade, as scordaturas de cada naipe basearam-se tanto na série harmônica para a orquestra de violões, quanto no sistema 128T para o violão solista. Por fim, o artigo traz considerações sobre os desafios da comprovisação, a incorporação da microtonalidade ao âmbito dos contornos e contribuição para futuras pesquisas a respeito dos aspectos mencionados.

Publicação
XXXIII ANPPOMM

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