Haydn, Mozart e Beethoven

01/02/2019 · 4 minutos de leitura

Estudo quantitativo dos quartetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven

O principal objetivo deste projeto é investigar as relações entre estruturas musicais dos quartetos de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven usando análise quantitativa assistida por computador.

Resumo

De acordo com Anja Volk e colaboradores, a investigação de questões musicológicas com base em abordagens computacionais geram novas perspectivas para antigos problemas, bem como a formulação de novas questões no contexto da pesquisa musicológica. Estudos dessa natureza, por exemplo, já comprovaram a forma melódica de arco em canções populares européias, já revelaram a presença de cruzamentos de vozes na maioria dos corais de J. S. Bach e já resultaram em algoritmos de classificação automática de estilo. A obra de J. Haydn, W. A. Mozart e L. v. Beethoven—em especial os quartetos de cordas—tem uma importância inquestionável e constitui um interessante corpus para estudos exploratórios. Questões como “os quartetos de cordas escritos por Mozart em homenagem a Haydn têm maior complexidade harmônica em relação aos demais?” podem ser formuladas e verificadas com base em métodos quantitativos. Portanto, o objetivo deste projeto é investigar as relações entre as estruturas musicais tais como melodias de frases e temas desses quartetos. A pesquisa está sendo desenvolvida com base em métodos quantitativos assistidos por computador a partir da coleção de partituras digitais do repositório da Universidade de Stanford. Espera-se que esse estudo possa ampliar o conhecimento a respeito desse repertório, que permita formular e testar hipóteses a seu respeito, e que possa ser aproveitado de forma direta no ensino de Graduação da Escola de Música da UFBA.

Estrutura do projeto

Este projeto se organiza em cinco pilares:

  1. Teorias Musicais. Contornos, Particionamento Rítmico da Textura e Acento Melódico.
  2. Ferramentas computacionais para análise e composição musical. Processamento de dados simbólicos (MusicXML, Kern). Linguagens Python e Javascript.
  3. Análise Musical. Análise manual e assistida por computador dos aspectos relacionados às teorias citadas. Ênfase em análise estatística.
  4. Repertório de quarteto de cordas de Haydn, Mozart e Beethoven.
  5. Composição musical. Realização de experimentos relacionados aos itens anteriores.

Apoio

Desde 2019, este projeto conta com apoio do CNPq, FAPESB e UFBA em forma de bolsas de iniciação científica.

Ações finalizadas

  1. Modelagem e implementação de sistema de análise de dados (versões 1.0, 1.1, 1.2 e 1.3)
  2. Análise dos quartetos de cordas de Haydn, Op. 17. Registros de altura
  3. Análise dos quartetos de cordas de Haydn, Op. 50. Forma, textura e contornos (PIBIC-UFBA, PPGMUS-UFBA, MUSE29, MUSF18)
  4. Análise dos quartetos de Haydn, Op. 33 (PIBIC-UFBA / PPGMUS-UFBA / MUSE29)
  5. Análise dos quartetos de cordas de Haydn, Op. 33. Forma (PIBIC-UFBA)
  6. Revisão da literatura sobre Particionamento Rítmico (por Sidnei)
  7. Revisão da literatura sobre Sistemas Composicionais (por Sidnei)
  8. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 1.0)
  9. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 1.1)
  10. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 2.0)
  11. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 2.1)
  12. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 2.2)
  13. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 2.3)
  14. Documentação do RP Scripts (versão 2.0)
  15. Documentação do RP Scripts (versão 2.1)
  16. Documentação do RP Scripts (versão 2.2)
  17. Documentação do RP Scripts (versão 2.3)
  18. Modelagem e implementação do sistema web Zarlino (versão 1.0)
  19. Modelagem e implementação do sistema web Zarlino (versão 1.1)

Ações em andamento

  1. Revisão da literatura sobre Musicologia Computacional
  2. Revisão da literatura sobre os quartetos de Haydn
  3. Modelagem e implementação do sistema web Zarlino
  4. Modelagem e implementação do RP Scripts (versão 2.2)
  5. Modelagem e implementação do novo sistema de análise de dados, ainda sem nome (versão 1.0)
  6. Elaboração do corpus anotado dos quartetos de Haydn (PIBIC-UFBA)
  7. Análise dos quartetos de cordas de Villa-Lobos. Textura e Contornos (por Sidnei)
  8. Análise formal e do particionamento rítmico da textura das sinfonias de Beethoven (PIBIC-UFBA)

Disciplinas relacionadas

  1. Seminários em Composição I (PPGMUS-UFBA)
  2. Seminários em Composição II (PPGMUS-UFBA)
  3. Tópicos em Composição Musical (PPGMUS/UFBA)
  4. Tópicos em Teoria e Análise Musical (PPGMUS/UFBA)
  5. Análise Musical Avançada I (EMUS/UFBA)
  6. Literatura e Estruturação Musical III - Pequenas formas (EMUS/UFBA)
  7. Literatura e Estruturação Musical IV - Forma Sonata (EMUS/UFBA)

Orientações em andamento

  1. Renato Alves Filho. Graduação. Criação do corpus anotado dos quartetos op. 76 de Joseph Haydn. 2024.

Orientações concluídas

  1. Sidnei Marques de Oliveira. Mestrado. 2022–2024.
  2. Dr. Ricardo Mazzini Bordini. Pós-doutorado. 2022–2024.
  3. Vicente Sanches de Oliveira. Iniciação científica. 2019–2024.
  4. Jaderson Cardona de Oliveira. Iniciação científica. 2020–2023.
  5. Matheus Travassos. Iniciação científica. 2019–2020.
  6. Carla Castro. Iniciação científica. 2019–2020.

Participantes

  • Dr. Pauxy Gentil-Nunes, UFRJ (2022-)
  • Me. Sidnei Marques de Oliveira (Mestrado e Doutorado, 2022-)
  • Vicente Sanches de Oliveira (Iniciação Científica, 2019-)
  • Renato Alves da Silva Filho (Volunteer, 2023-)
  • Daniel Lopes (Voluntário, 2024-)
  • Dr. Ricardo Mazzini Bordini, UFMA (Pós-doutorado, 2023–2024)
  • Jaderson Cardona de Oliveira (Iniciação Científica, 2020-2023)
  • Daniel Oliveira (Voluntário, 2022)
  • Kevin Macedo (Voluntário, 2022)
  • Carla Castro (Iniciação Científica, 2019–2020)
  • Matheus Travassos (Iniciação Científica, 2019–2020)
  • André Matera (Volundário, 2019)
  1. Bibliografia